Rede de Bibliotecas
Um Pé de Biblioteca incentiva a criação de bibliotecas comunitárias no Brasil

O Instituto Um Pé de Biblioteca apoia e estimula à criação e a manutenção de bibliotecas comunitárias, com o propósito de criar um ecossistema de desenvolvimento humano pela leitura, ampliando as possibilidades de transformação social.

Um Pé de Biblioteca surgiu do desejo de um grupo de amigos em empreender e gerar engajamento por meio de projetos sociais. Inspirados por experiências anteriores, voltadas para o esporte, André Lara Resende, Caetano Altafin e Rafael Cordeiro vislumbraram por meio da educação e da leitura um caminho para promover a formação de crianças e jovens e gerar valor para comunidades carentes. Em 2006 fundaram o Instituto a partir de um objetivo central: incentivar a criação e manutenção de dez bibliotecas pelo Brasil e aprimorar um método para multiplicar essa iniciativa. A experiência e o contato com as comunidades permitiram ampliar e melhorar a metodologia de implantação das Bibliotecas.

Desde a criação do Um Pé de Biblioteca, foram implantadas 15 bibliotecas no interior e nas capitais de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, além de uma em Porto Alegre, instalada em parceria com o Instituto Cyrela.

As ações do instituto são fruto da capacidade de mobilização de uma forte rede de voluntários e parceiros. Há diversas formas de ajudar a entidade, sendo algumas delas como amigo da biblioteca, voluntário ou fazendo doações de materiais. É possível doar livros dos tipos: literário infantil e juvenil, revista em quadrinhos, passatempo, livro de colorir e desenhar.

Para saber mais sobre, no site do Instituto você encontra informações de como ajudar a abrir ou reformar mais bibliotecas pelo Brasil e impactar positivamente um maior número de crianças e jovens carentes, “Quanto mais crianças e jovens tiverem acesso aos livros mais oportunidades terão de sonhar e ser protagonista da sua história. ”

Fonte: http://umpedebiblioteca.org/home/

 
© 2012 - Universidade de Passo Fundo - Divisão de TI